10 DICAS para potencializar o seu PROCESSO CRIATIVO.

Todo processo criativo é diferente para cada indivíduo. Não há uma regra geral ou receita pronta de bolo, e sim, alguns aspectos comportamentais que tornam o processo criativo mais fluido, e se forem implementados corretamente, contribuem na melhorar e aumento da criatividade e, consequentemente, da produtividade.


É inegável que existam pessoas que são criativas natas e fazem de seus processos de criação algo bastante natural. Isso se deve aos estímulos recebidos na infância, como a escola, as interações com familiares e pessoas de seu círculo social, sua diversidade cultural, e mais uma série de outros fatores.

Para se ter um bom processo criativo existem comportamentos e atitudes que ajudam nesse desenvolvimento. Tais comportamentos provocam e estimulam a pessoa a fugir do lugar comum, literalmente “sair da caixa”, liberando sua mente, por meio de conexões que até então você não fazia, aproveitando todas as ideias, até mesmo as que parecem ruins. Seu cérebro cria novas sinapses.

Agora, para criar algo realmente inovador e incrível, você precisa seguir sua intuição, inspirar-se, e o mais importante: dar asas para sua imaginação. Abaixo, leia quais atitudes e comportamentos, você precisa adotar e/ou desenvolver em sua vida e rotina, para melhorar seu processo criativo.


1 – OUÇA MAIS À SUA INTUIÇÃO

Sua voz interior tem muito a te dizer, sabia? É ela quem insiste em dizer qual o caminho certo a seguir ou qual a melhor decisão a tomar numa determinada situação. E normalmente ela não costuma cometer erros.

2 – NUNCA GUARDE SUAS IDEIAS

Em qualquer momento, sempre encontre uma oportunidade de expôr suas ideias e divida elas com todos as pessoas que você se relaciona, seja em sua equipe de trabalho, com familiares ou amigos. Isso te dá outras perspectivas e refina sua ideia inicial.

3 – OBSERVE TUDO A SUA VOLTA

Se tornar um observador de excelência, aumenta nossas sinapses e nos torna mais atentos aos detalhes de determinada visão, seja em uma atividade cultural, como ir ao cinema, ou em atividades cotidianas como ir ao supermercado. Pense nas conexões que você poderá fazer a partir das imagens, cores comportamentos e tudo o mais que achou relevante, e faça analogias quando você for criar.

4 – TRANSFIRA SUAS IDEIAS PARA O PAPEL

Nunca, em hipótese algum, mantenha suas ideias na cabeça. Provavelmente você as perderá. Crie o hábito de anotar tudo que lhe a mente, não importa o momento. Anotando tudo sempre, você cria um acervo de ideias que poderão ser usadas futuramente, até para criar, melhorar, potencializar ou transformar antigas ideias.

5 – DÚVIDA E CRIATIVIDADE ANDAM JUNTAS

Às vezes, nossas maiores dúvidas se tornam combustível para alimentar novas e grandes ideias, você sabia? Nunca se sinta inseguro ou com dúvida se uma determinada ideia sua será bem sucedida ou não. Os questionamentos existem para que surjam as ideias certas que resolverão os problemas.

6 – DÊ UMA PAUSA E RELAXE

Ficar imerso no processo criativo, sem dar uma pausa para fugir daquele momento, não é legal e só vai te atrapalhar. Sua mente precisa de uma válvula de escape para encontrar as soluções e respostas adequadas à resolução daquele problema. Quando você estiver sobrecarregado de informações, dê uma pausa, para que as conexões certas sejam refeitas e novas sinapses sejam criadas.

7 – FEEDBACK É FUNDAMENTAL

Pronto, você praticamente concluiu seu projeto e agora é hora de apresentar apresentar suas ideias organizadas para seu chefe, parceiro ou cliente. Antes disso, procure expôr seu projeto a outros membros da sua equipe ou pessoas de fora do projeto, como amigos e familiares. Uma opinião de fora, muitas vezes, vai fazer você perceber se suas ideias fazem sentido e se seu projeto tem tudo para se tornar um sucesso.

8 – A CADA ETAPA VENCIDA, VIBRE MUITO!

Estar enganjado, feliz, comprometido e vibrante com seu projeto é algo que pode definir se ele será algo incrível, inesquecível e marcante, ou não! A cada avanço em suas ideias, cada etapa atingida em seu projeto, sinta-se vencedor.  Vibre sempre com cada crescimento, melhoria, avanço ou aprimoramento da sua ideia. Isso vai deixá-lo mais positivo e otimista em relação à sua criatividade.

9 – REVISE TUDO APURADAMENTE

Torne-se criterioso, exigente e perfeccionista com tudo que você faz. Releia tudo, cada ponto, cada ideia, cada insight. Reescreva em cima do que jé fora feito, anote novos pontos, observações. Mude se for preciso. As vezes, um ponto esquecido no início do seu processo criativo, pode mudar tudo e tornar seu projeto espetacular.

10 – NA HORA CERTA, PARE

Depois de ter revisado tudo é a hora de parar, finalizar seu projeto e acreditar que todo o seu processo criativo valeu a pena! Não adianta, depois de escupir uma estátua perfeita, continuar polindo ela. Você deve saber o momento certo de concluir seu projeto.


Curtiu essas dicas? Deixe seu comentário e sugestões de novos temas para o nosso +Blog. Sua integração é fundamental!

Fábio Soares
Fundado da FS Art Studio, Fábio Soares é Graduado em Publicidade e Propaganda, com diversos cursos em arte contemporânea e arte digital.
fabiosoaresstudio@gmail.com
2 COMENTÁRIOS
  • Dhanilo Bacellar
    Responder

    Obrigado. Foi de grande ajuda para mim 🙂

  • Como Desenhar Bem
    Responder

    A criatividade por si só não quer dizer nada se não há objetivo envolvido. Ninguém é criativo pelo simples fato de ser criativo. Assim como aprendemos uma língua para nos comunicar, a criatividade é uma ferramenta adequada para buscar nossos objetivos, se existirem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *