O poder das linhas e formas em projetos visuais.

Trabalhar com linhas e formas é uma excelente estratégia de guiar a atenção do espectador por uma narrativa visual, além de adicionar interesse em determinado assunto. Seja em logotipos, cartões de visita, folhetos, outdoors, revistas, sites ou até motion graphics as linhas e formas são usadas coletivamente como blocos de construção de uma composição.

Muitos profissionais de criação trabalham com esses elementos seja chamando a atenção para informações importantes (muitas vezes textuais), seja separando diferentes informações ou, acrescentando apelo visual ao projeto.

A seguir você entenderá melhor como as linhas e formas complementam seus projetos visuais (gráficos ou digitais) tornando-os mais organizados e objetivos.


As linhas no layout

Quando usamos linhas em um projeto, criamos hierarquia visual e dividimos os elementos em seções, distribuindo todo o conteúdo em níveis diferentes de organização e ordem de leitura. Elas são elementos organizacionais excelentes, pois delimitam texto e elementos visuais, por exemplo. As linhas são indispensáveis em layouts, especialmente quando se tem muita informação.

Linhas dividem conteúdos, organizando a informação que se quer transmitir.

Linhas menores e mais finas também podem atuar como uma espécie de pontuação visual para dar estrutura a uma composição, dividindo elementos sem criar separações tão visíveis. É por isso que muitas vezes você verá linhas finas e curtas usadas logo abaixo de títulos ou “headlines” em muitas páginas da web. O título pode ser separado, mas não completamente, do resto da informação. Uma lista de posts de um blog, por exemplo, pode ser separada por linhas mais grossas, em negrito, porque cada título faz sentido sozinho.

Você verá linhas usadas de maneiras muito diferentes em fluxogramas ou infografia. Nesses tipos de layouts, elas são empregadas para chamar a atenção do espectador de um bloco de informação para outro. Alguns infográficos só são realmente entendidos quando o próprio leitor os explora, e suas linhas podem ajudar nessa jornada visual. Linhas curvas chamam a atenção para um design de outra forma, tornando-as um elemento poderoso para a criação de fluxogramas ou infográficos.

O uso de linhas diagonais também dão movimento e ajudam na dinâmica de layouts em um projeto, separando informações, criando “rupturas visuais” provocando, dessa forma, nosso olhar ou produzindo efeitos incríveis, como passagens cromáticas em tipografias.

Uso de linhas diagonais para fragmentar imagens e texto.
Em alguns projetos, as linhas diagonais podem se mesclar à tipografia, criando efeitos legais.

As formas mudam tudo

Embora qualquer tipo de forma possa ser usada em design, as que têm a borda reta são as mais utilizadas. Isso inclui quadrados, retângulos, triângulos, pentágonos, hexágonos e muito mais.

A forma quadrada destaca à mensagem e complementa a imagem.
Diversas formas geométricas usadas para organizar a informação.

Formas irregulares como bolhas ou rajadas devem ser usadas com moderação em layouts. Formas mais suaves e simétricas são geralmente a primeira escolha de designers, porque trazem equilíbrio, harmonia, precisão e segurança. Por outro lado, formas assimétricas podem ser usadas para sugerir movimento, velocidade e dinamismo.

Uso de “bursts” para compôr uma peça promocional de marketing digital.

Como textos naturalmente formam blocos de linhas e retângulos, freqüentemente caixas são usadas para destacar informações importantes. Caixas podem ter cantos arredondados ou outros pequenos detalhes que as tornam mais interessantes, mas não devem estar muito lotadas a ponto de prejudicar a mensagem. Palavras simples ou frases curtas podem ser colocadas facilmente dentro de círculos, já que esse tipo de forma torna suas imagens elegantes.

Agora é com você!

Linhas e formas são ótimas escolhas para seus projetos de design, mas podem ter resultados surpreendentes, se usadas com coerência e sensibilidade. Experimente trabalhar com linhas de diferentes cores e densidades e explore as possibilidades de formas para enquadrar textos e imagens importantes.

Como sugestão de experimentação, caso você esteja iniciando sua carreira criativa e curti testar estilos diferentes de composição visual, selecione e importe algumas fotos no seu programa de edição favorito e brinque um pouco, sem medo de errar. Com o tempo e prática, você verá como uma esses elementos de design podem transformar todo um contexto visual, dando um significado totalmente diferente à sua narrativa.


Curtiu essas dicas? Deixe seu comentário e sugestões de novos temas para o nosso +Blog. Sua integração é fundamental!

Fábio Soares
Fundado da FS Art Studio, Fábio Soares é Graduado em Publicidade e Propaganda, com diversos cursos em arte contemporânea e arte digital.
fabiosoaresstudio@gmail.com
1 COMENTÁRIO
  • buying cheap cialis online
    Responder

    Hi there terrific blog! Does running a blog such as this require a massive amount work?
    I have no knowledge of coding but I was hoping to start my
    own blog in the near future. Anyway, if you have any ideas or techniques for new blog owners please share.
    I know this is off topic but I simply needed to ask. Kudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *